A casa reúne todo o charme das construções antigas, é do ano de 1920– e o atrativo das plantas baixas, com áreas externas agindo como verdadeiros clarabóias. Seus proprietários, a designer de interiores Miriam Castells e o arquiteto Joaquim Rigau, defendiam uma reforma para torná-lo mais luminosos, mais de 120 metros quadrados de espaço interior, conectando todas as estadias com os dois pátios e jardins. Destaca-se o pátio de luzes do edifício, que já estava, mas que após a reforma evoca “a essência do pátio andaluz”, de acordo com Miriam. Na decoração, com peças vintage e móveis sob medida, destaca-se uma bem sucedida mistura de estilos.

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De uma olhada
Quem vive aqui: A decoradora de interiores Miriam Castells e seu marido, Joaquim Rigau, arquiteto, juntamente com seus dois filhos
Situação: Perto da Plaça de Cardona, Barcelona
Área: 130 metros quadrados, 70 do jardim e 14 a mais do que os pátios interiores
Projeto: Miriam Castells Studio
Fotos: Olga Planas
As principais acções da reforma do estado são voltadas a potencializar a luz natural e ligar o interior dos pátios –de luzes e de entrada– e o belo jardim.
Por exemplo, foram abertas grandes janelas na área de dia e no quarto principal. Também, e para aproveitar a altura máxima da casa –de quase 4 metros–, foram removidos os tectos falsos e foram restabelecidos os originais, fomentando a luminosidade.
A casa apresenta uma longa e estreita planta retangular (ver mapa abaixo). O programa é uma sequência de espaços e conta com um quarto de casal, duas de solteiro, um estúdio e dois banheiros. Na imagem, vista de estar da sala de jantar, com uma parede de tijolos expostos, que estão em reforma.

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Abajur de pé de Arquimedes, de Ramon Isern e Gemma Bernal, editada por Trecho, na mesa de jantar, cadeira Standard, de Jean Prouvé, que edita Vitra
Decidiu-Se manter o pavimento original em área de dia, por que restauraram o mosaico hidráulico. Na zona de noite, em vez disso, optaram por estrado de madeira, que é mais quente.

O banquinho de bar de vime é um projeto original de Miguel Milá que já não ocorre.

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Grande parte do mobiliário e das lâmpadas são peças herdadas que os proprietários têm resgatado de um ano e dispensas familiares:

“De fato, não estamos a procura de um estilo em particular, mas que foi a sucessão de móveis que íamos encontrando o que tem vindo a moldar os espaços”, explica Miriam Castells.

O sofá da sala é o modelo Place, Jasper Morrison para Vitra. A almofada foi adquirido em stravinsky e nietzsche. As poltronas são de herança familiar. As lâmpadas junto ao sofá são antigas, como as cadeiras da área de estudo para as crianças que estão junto ao sofá [são vistos na primeira foto da reportagem].

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Acima, o plano da casa, com jardim e um dos pátios nos extremos. À esquerda, o espelho e o espelho, a porta de entrada principal da casa, em segundo plano, um dos dois banheiros e, ao fundo, o pátio de luzes: “O pátio que conecta as casas e os apartamentos de dois quartos interiores, é um espaço que evoca a essência do pátio andaluz”, diz.

No corredor, uma cômoda de madeira de teca é uma peça sueca dos anos 50, comprada em Noak Room scandinavian vintage furniture. O espelho foi comprado em um antiquário.

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Nesta imagem, o corredor que baseia a área privada da casa, comunicando o quarto principal, com o estar-sala de jantar e o terraço-jardim (ao fundo da imagem).

A busca de luz natural é uma máxima em toda a casa, também no corredor, onde os muros que dão para os dois banheiros levam aberturas de vidro na parte superior, para aproveitar a luz que estes recebem desde o pátio de luzes. Os dois banheiros separam os dois quartos para os filhos, que também têm janelas para o pátio de luzes.

De fato, o corredor, passou a ser algo mais do que uma zona de passagem: é lugar de encontro e também de uma área de armazenamento. Os culpados são uma prática cadeira de herança familiar e os cabides, um deles instalado de forma que os mais pequenos da casa também podem deixar seus casacos.

Na sala de jantar, juntamente com os móveis de herança familiar, há outros criados por Miriam Castells Studio, como a mesa, feito com mármore branco Macael recuperado de uma antiga cozinha dos anos 30. As peças de mármore van colocadas sobre uma base de ferro, imitando a técnica do patchwork.

Ao redor da mesa, vemos vários estilos e modelos de cadeiras. Na imagem, duas cadeiras brancas 111 Navy Chair: uma colaboração de Emeco e Coca-Cola. Entre elas, a cadeira Tripp Trapp, de Peter Opsvik para Uruguaiana. Sala de jantar completa com uma estante metálica de arquivo recuperado.

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Integrando o estar-sala de jantar com terraço cria uma única área de dia, “muito agradável, todas as manhãs do ano. As tardes de inverno também são confortáveis nesta parte da casa”, revela Miriam. Para fazer terraço, durante a reforma moveu-se para a escada, retrasándola a área do jardim. O pavimento é de madeira de pinho cuperizado.

Sofá exterior Ninho, de Javier Pastor para Expormim. Na sala de jantar (no primeiro plano da foto, da esquerda para a direita), cadeira Belloch, do estudo Lagranja para Santa
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