marketing digital

Postar conteúdos de uma empresa na internet virou uma febre, e como diz o velho ditado “Quem não é visto, não é lembrado”. Essa frase está correta, para que ocorra a venda de um produto ou serviço, o consumidor precisa conhecer a empresa, e mostrar os seus produtos e serviços pela internet é uma boa alternativa.

Porém, o que poucos sabem é que, não basta simplesmente postar o que quiser. Para realizar postagens eficientes que realmente vão gerar retorno para o negócio é preciso traçar um planejamento e ter estratégias.

E como posso traçar estratégias que gerem resultados?

A primeira atitude a ser tomada é buscar no mercado uma agência de inbound marketing, pois uma agência tem experiência suficiente para lhe ajudar a gerar vendas.

 

O que é inbound marketing?

Para você entender o conceito de inbound marketing, é necessário voltarmos no tempo. Antigamente, as empresas tinham o objetivo de mostrar como os seus produtos ou serviços podiam ser muito vantajosos nas vidas das pessoas, porém, em muitos casos esses produtos ou serviços não valiam tanto a pena assim.

Mas os tempos mudaram, e hoje em dia o marketing não utiliza mais essa técnica. Cada vez mais, as empresas têm buscado estratégias para atrair, conquistar e manter os clientes.

Logo, o inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing com o objetivo de compartilhar conhecimento de acordo com as dúvidas e interesses do seu público-alvo com o intuito de se comunicar com o seu cliente em potencial.

Resumindo, o inbound marketing nada mais é do que gerar conteúdos interessantes para atrair clientes, isto é, ao invés de tentar convencer o seu cliente que o seu produto é bom, ele simplesmente se convence disso, por meio dos seus conteúdos.

Logo, inbound marketing é a técnica de atrair clientes para sua empresa, por meio do valor do seu produto ou serviço.

 

Vantagens do inbound marketing

Agora que você já sabe o que é inbound marketing, nós vamos lhe explicar porque investir em inbound marketing:

Alcance do público: com estratégias assertivas é possível alcançar o seu público alvo, já que a técnica irá atrair a atenção somente das pessoas que estão interessadas no seu produto ou serviço, isto é, como o conteúdo é bem segmentado, só vai atrair clientes em potencial.

Proximidade com os clientes: com essa técnica é possível criar uma relação de confiança com os seus clientes, já que o objetivo não é empurrar o produto ou serviço para o seu cliente, mas sim, sanar as necessidades deles.

Ciclo de vendas: o ciclo de vendas é o contato inicial até o momento da compra. Com o inboud marketing esse ciclo se torna mais curto, pois o seu conteúdo é tão relevante que o seu cliente já confia no seu trabalho e isso agiliza a decisão de compra.

Persuasão: no inboud marketing o poder de persuasão aumenta porque é baseado em uma relação de confiança, o possível cliente confia nas informações sólidas que seu produto ou serviço dispõe, pois durante o processo a persona (personagem construído que representa o cliente ideal) recebe exatamente o conteúdo ao qual tem necessidade.

Mensuração de resultados: com os objetivos bem definidos e com a prática de todos eles, é possível monitorar os resultados para saber o que está funcionando e o que não está.

Custos: os custos com inbound marketing diminuem consideravelmente, já que o seu conteúdo irá ter estratégia e se voltará somente para quem é um cliente em potencial.

 

Por onde começar uma estratégia de inbound marketing?

Se você tem um negócio, você pode começar pesquisando quais são as dúvidas do seu público alvo, após esse estudo é o momento de gerar conteúdo, porém se você quiser ser mais assertivo, você pode contratar os serviços de uma agência de inbound marketing.

Caso, você não saiba como selecionar uma agência, aqui vão algumas dicas para ajudar na sua escolha:

Converse com outros clientes: para saber se você pode confiar em uma empresa, a recomendação é pedir referências de outros clientes. Você pode pesquisar em comentários ou até tem muitas agências que listam os seus clientes, você pode entrar em contato com eles e pedir referências sobre o nível de satisfação.

Avalie os cases de sucesso: estudar os cases é muito importante, pois assim você poderá saber se a agência conseguiu alcançar os objetivos do que foi traçado.

Faça uma análise dos canais de comunicação da empresa: avalie como a agência cuida do seu próprio marketing digital. Observe o seu site, blog e redes sociais.

Pesquise a reputação da empresa: é muito importante fazer uma pesquisa sobre a agência que você vai contratar, verifique se ela pratica o que prega! Verifique sua reputação no mercado.

Agora que você já sabe da importância do inbound marketing, basta procurar uma agência que atenda as suas necessidades, nós aqui da MMD possuímos vasta experiência em inbound marketing, se tiver interesse, basta entrar em contato!