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Quando uma marca cria seu perfil no Instagram como parte de sua estratégia de marketing digital, seu foco inicial tende a ser conseguir mais seguidores e aumentar o engajamento na rede social.

Mas, não é toda empresa que sabe quais ações adotar para atingir esses resultados. Este é o seu caso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre engajamento e como conseguir mais seguidores no Instagram!

O que é engajamento no Instagram?

Está em dúvida sobre o que é engajamento no Instagram? Trata-se de toda interação entre um cliente ou potencial cliente com o conteúdo de uma marca, pensando em perfis empresariais.

No Instagram, essa interação pode ser feita de diferentes formas, como curtidas em posts, comentários e até mesmo salvar o conteúdo. Com os stories, reels e IGTV, a interação se dá por meio de visualizações, compartilhamentos e mensagens diretas.

Por que o engajamento é importante?

Afinal, por que o engajamento é importante numa estratégia de marketing digital Instagram? Simples: ele possibilita que seus posts tenham maior alcance e consigam atrair mais seguidores.

O Instagram tem um algoritmo que não exibe posts em ordem cronológica ao usuário, mas sim de acordo com o engajamento, identificando quais são os perfis e tipo de conteúdo preferido do usuário.

Portanto, se seus posts tiverem pouco engajamento, eles não atingem mais pessoas e a possibilidade de atrair seguidores é reduzida. Neste caso, o crescimento é baixo e acontece de forma lenta.

Com um engajamento maior, a marca consegue criar e manter um relacionamento sólido com o público, realizar mais vendas, fidelizar e reter clientes. Além disso, contribui para que a tenha maior autoridade e credibilidade, sobretudo pelo conteúdo que cria e divulga.

Não são somente esses benefícios: o engajamento também possibilita que a marca consiga medir e avaliar se as estratégias de marketing e comunicação para redes sociais estão sendo eficientes e gerando os resultados esperados.

Como conseguir mais seguidores e engajamento no Instagram

Já conhece qual é a importância do engajamento Instagram, mas não sabe como consegui-lo e como ter mais seguidores? Neste caso, confira dicas para atingir esses resultados:

Tenha um planejamento estratégico

O planejamento estratégico dá suporte em toda a ação, funcionando como um guia da equipe de marketing. Nele, estabeleça quais são seus objetivos e ações que realizará para conquistá-los.

Também estabeleça um cronograma de postagens para o Instagram e crie uma frequência para ter consistência na rede e ampliar o número de seguidores e alcançar maior engajamento.

Saiba quem é o seu público

Conhecer seu público-alvo e persona é fundamental para executar ações mais assertivas e conseguir captar justamente as pessoas que a marca deseja. Por isso, antes de iniciar qualquer ação procure definir com quem a empresa quer falar.

Crie conteúdo autêntico

Não adianta copiar um conteúdo incrível da concorrência. O que gera engajamento e atrai seguidores é a autenticidade. Portanto, o foco deve ser criar um conteúdo de alta qualidade que seja original.

Procure falar sobre o que a marca é especialista, para gerar ganho de autoridade, credibilidade e se fixar como referência no segmento, com destaque entre os concorrentes.

A marca também pode criar posts sobre assuntos relacionados à sua expertise ou área de atuação, para variar o conteúdo e conseguir atingir mais pessoas, aumentando seu número de seguidores.

Sempre que possível, procure utilizar recursos que ampliam o alcance do conteúdo e estimulam o engajamento, como uma CTA ou hashtag. Mas, tenha cuidado ao usá-los. É preciso que seja feito de forma orgânica na legenda, sem exageros.

Seja verdadeiro

Há marcas que se esquecem de um detalhe fundamental: ser verdadeiro no seu conteúdo. Isso é importante porque humaniza a marca, gera maior identificação e atrai mais seguidores e engajamento de forma orgânica.

Uma forma de humanizar é criar um conteúdo que expresse valores da marca e o que faz para cumpri-los. Fique atento a assuntos que são tendência e procure expressar o posicionamento da marca, se for pertinente.

Interaja com seus seguidores e outros usuários

A interação é importante porque ajuda a fortalecer relacionamentos com seguidores e demais usuários a cada novo comentário. Além disso, também possibilita que os usuários da rede identifiquem uma marca comprometida a atendê-los, passando maior credibilidade.

É importante que essa interação siga a linguagem do público-alvo e persona da marca, para ter maior efetividade na comunicação, bem como maior identificação com seguidores e outros usuários.

Uma opção para captar seguidores é seguir contas de parceiros ou pessoas conhecidas que tenham a ver com seu negócio e interagir com os posts deles. Isso traz maior visibilidade à marca e aumenta a chance de captar seguidores organicamente.

Poste vídeos

Uma das principais dicas sobre como aumentar o engajamento no Instagram é investir mais em vídeos, que costumam ter maior interação do que fotos. Caso não tenha experiência na produção desse tipo de conteúdo, tente criar vídeos curtos, para depois mudar aos mais longos do IGTV.